domingo, 1 de novembro de 2009

Experiência Missionária

Experiência Missionária

O documento de Aparecida nos diz em seu número 131: “O chamado que Jesus Mestre faz, implica uma grande novidade [...] A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: ‘Eu te seguirei por onde quer que vás’ (Lc 9,57)”. Neste seguimento fui convidado pelo próprio Cristo a fazer uma experiência missionária no Estado da Bahia em especial na cidade de Itiúba, distrito este pertencente a Diocese de Senhor do Bonfim.

O ardor missionário nasce do coração e este deve ser alimentado pela Eucaristia, sendo esta essencial na vida de todos os cristãos. Muitas são as experiências. Quando lá estava pude proporcionar a várias pessoas um encontro pessoal com Jesus na Eucaristia, pessoas estas que não possuíam um conhecimento de tal alimento espiritual. Juntamente com meu irmão de missão o Seminarista Luciano, pudemos ministrar dois retiros, um para coordenadores e animadores de comunidades e outro com a Juventude dos povoados, estes dois retiros foram marcados pela gratuidade do amor de Deus. Creio que a marca de Deus foi selada no coração de muitos jovens que experimentaram através do Sacramento da Reconciliação a graça que foi derramada em teus corações.

No período que fiquei na cidade de Itiúba, visitei três povoados, o primeiro: Bela Vista de Covas, o segundo: Mangabeira e o ultimo: Piaus. Nestes três povoados deixei amigos e irmãos que hoje fazem parte da minha vida. Uma experiência que tive nestes povoados entre estas a que marcou foi a do povoado de Piaus; neste povoado existe uma juventude verdadeiramente cristã, com ardor de testemunhar Cristo no coração da humanidade. Em cada povoado tínhamos uma escala da semana, onde louvamos e agradecemos a Deus, rezamos juntos o terço da misericórdia, fizemos celebração com as crianças, celebração com a juventude, encontro com as Famílias – esta foi uma marca de Deus, em que os casais experimentaram novamente o Amor que os uniu. Entre tantas experiências belíssimas que tive com o querido povo baiano de Itiúba foi às orações e as bênçãos nos lares, e nestas visitas eu era acompanhado com mais de cinqüenta jovens e crianças, que com seu anuncio rezavam e louvavam a Deus nas casas.

Assim digo como o número 167 do Documento de Aparecida: “O amadurecimento no seguimento de Jesus e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja particular se renove constantemente em sua vida e ardor missionário”. Ir a missão é fazer com que Jesus Cristo seja conhecido, amado e adorado sobre todas as coisas. Maria a Estrela da Evangelização sempre se faz presente na vida do missionário, pois sendo ela a missionária por excelência do Pai interceda a nós para que sejamos sinais vivos da presença amorosa do Deus Uno e Trino. Que sejamos nós consagrados a Virgem Maria, que o Lema Pontifical do Servo de Deus o Papa João Paulo II, seja a luz que ilumina todos os Discípulos e Missionários – “Totus Tuus ego sum, Maria” ou seja “Sou todo teu, Maria”.

Seminarista Diego Garcia Monteoliva

Diocese de Bragança Paulista

Seminário Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário